No episódio 53 de
Digimon Adventure, após a luta contra
Piedmon os digiescolhidos acabam caindo nas Trevas Eternas. Neste momento
Gennai fala as crianças sobre alguns epitáfios que foram encontrados nas ruínas antigas, que falam sobre o passado da história de Digimon Adventure. Antigamente alguma coisa atravessou a parede de fogo e uma parte do digimundo, o que deixou tempo e espaço distorcidos, e o mundo estava prestes a entrar em colapso. Digimons não puderam destruir isso, eles então chamaram os digiescolhidos e então o mal foi destruído. Esta cena deste episódio é marcada pela aparição de 5 sombras com digimons, simbolizando 5 antigos digiescolhidos. Muitos ainda acreditam que tais sombras são dos digiescolhidos de
Digimon Frontier, o que não é verdade, pois as 4 histórias das séries de TV de Digimon (Digimon Adventure e 02; Digimon Tamers; Digimon Frontier; e Digimon Data Squad) são totalmente paralelas.
A história agora se repete, nas mesmas escrituras das ruínas mencionadas por Gennai, constava que as grandes trevas entrariam neste mundo através da parede de fogo. Estas trevas são um agregado de tristeza e pezares de digimons que foram obrigados a desaparecer durante a evolução do digimundo. Esta seria a origem de todos os digimaus que surgiram em Digimon Adventure. Tais sentimentos foram materializados em Apocalymon, uma junção de diversos seres digitais banidos do digimundo, e que de alguma forma conseguiu atravessar a parede de fogo e causou toda a distorção que trouxe os Mestres das Trevas e anomalias como a diferença de tempo entre o digimundo e o Mundo Humano.