A profecia das ruínas de Centarumon

No episódio 10 de Digimon Adventure, quando Devimon separa os digiescolhidos para diversos pedaços da Ilha Arquivo. Izzy e Mimi acabam se encontrando nas ruínas de Centarumon, após retirar a engrenagem negra do digimon, ele acaba mostrando desenhos na ruína que falavam sobre o Digivice sagrado que traria luz para o mundo dos digimons.

No episódo 54, após a batalha contra Apocalymon, Centarumon contou o final da profecia que estava nas ruínas: Primeiro a ilha ganhou vida, depois a ilha deu vida ao céus, ao mar e a terra. Com a batalha contra os Mestres das Trevas e Apocalymon o digimundo acabou sendo totalmente destruído, e a profecia seria o resultado do bom desempenho dos digiescolhidos, que trariam de volta a vida ao mundo digital. Quer dizer que o digimundo foi criado de novo.

Tal profecia, que estava nas ruínas, era sobre os digiescolhidos e sua luta contra as Trevas. E a ilha mencionada é a Ilha Arquivo, que além de ter sido o primeiro contato das crianças com o mundo digital, também foi de extrema importância para a história de Digimon Adventure.