A Morte dos Digimons

A morte visita todo ser vivo, mais cedo para alguns e mais tarde para outros, e com os Digimons isso não seria diferente. Para entender melhor a Morte dos Digimons é importante saber que todos os seres digitais possuem um núcleo chamado de DigiNúcleo, que é a parte central do corpo do Digimon. Toda a informação visual que se projeta nele, como aparência de dinossauro, inseto, etc., está armazenada no próprio. Sua destruição é igual a morte, já que o DigiNúcleo é igual ao coração humano. Alguns Digimons levam esta parte para fora do corpo, e os 4 Digimons Divinos (Bestas Sagradas) são os únicos a possuírem 12 DigiNúcleos cada um.

Portanto, uma das causas da morte de um Digimon pode ser pela destruição do DigiNúcleo (como dito acima), porém se o mesmo sofrer um dano durante uma batalha, ou se for destruído por acidente, o mesmo acontece. Algo que muitos não sabem é que o DigiNúcleo pode ser gasto pela longevidade. No caso da longevidade, quanto mais um Digimon vive, altera suas informações (algo que sempre ocorre com todos os Digimons) e deteriora o corpo em batalhas, está danificando seu DigiNúcleo. O que para nós seria "o envelhecer", para os Digimons é "o estrago" do DigiNúcleo.

Todos os Digimons nascem em um digitama e terminam em um digitama. Quando um Digimon completa sua maturidade ou longevidade, copia e deixa uma parte básica de seus dados e recordações antes de morrer no digitama e logo renasce. Assim sendo, ele copia seus dados para criar uma espécie de descendente, e isso não ocorre somente quando ele está prestes a morrer (longevidade), mas também pode ser feita quando ele está em sua etapa madura (o que para nós é o "ser adulto"). Podemos ver um exemplo disso em Digimon Frontier, em certo episódio um Trailmon está indo para o "cemitério dos Trailmons", ele já está velho e deteriorado (atingiu sua longevidade), porém lá volta a ser um Digimon novo.

Mas se o Digimon morrer antes de atingir a longevidade? Bom, neste caso ele é enviado para a Área Negra, que é uma distorção de tempo e espaço do Mundo Digital (conhecida como Submundo ou Mar das Trevas). Quando um digimon é enviado a este lugar, ele é julgado por um juiz chamado Anubismon. Se ele acha que a informação é "boa", premia o Digimon com uma nova vida, e este renasce como digitama na Cidade do Princípio (neste caso as recordações e dados da vida anterior são perdidos). Se a informação e considerada "má', o Digimon é condenado a escuridão eterna.

Existem alguns digimons que possuem o mesmo poder de Anubismon, que podem fazer a aura de um Digimon renascer em um digitama. Valkyrimon é um exemplo. Neste caso, o Digimon volta a vida pelos poderes que Digimons como Anubismon e os outros têm.