
Quarta temporada da consagrada franquia Digimon, Frontier chega mudando conceitos de uma forma muito extrema.
Diferente das temporadas anteriores, a quarta tem uma característica fortemente quebrada: humanos não têm mais parceiros Digimon. Agora, os humanos se transformam em Digimon.
Os Guerreiros Lendários, como são conhecidos no Brasil, tornaram-se lenda no Mundo Digital e seus Espíritos encontraram cinco crianças humanas que passaram a incorporar os bravos lutadores.
Sendo assim, acompanha-se uma aventura diferente do que já foi visto antes: Cherubimon está corrompendo os dados do Digimundo, para um objetivo maior que é revelado no decorrer da série.
Dadas as diferenças em relação aos seus antecessores, Digimon Frontier ganhou má fama pelo ocidente. É muito comum ver críticas de fãs das temporadas anteriores, com argumentos do tipo "cadê os parceiros Digimon?" ou "eek, Power Rangers!".

Sim, são absurdos. Por mais que muitos concordem, são absurdos.
Oras, por quê? Porque as pessoas dizem isso da boca pra fora, mas sem avaliar corretamente a quarta temporada.
Digimon Frontier possui uma história que se desenvolve de forma muito mais rica que nas temporadas anteriores. Além disso, os combates do Anime revelam uma série muito mais preocupada com a ação das personagens.

A trilha sonora também é fantástica, complementando as antigas trilhas com as quais o público já estava habituado (sem repetir, é claro, temas exclusivos como Brave Heart).
With the Will é tocada nas cenas de evolução e dizer que ela não é impactante, pelo menos a primeiro momento, é ser incoerente, uma vez que ela "narra" muito bem a transformação em si.
Além disso, Fire como música de abertura teve não só um grande encaixe com a temporada como também uma ótima adaptação no Brasil.
Innocent é a música do encerramento da qual muitos gostam também. O que poucos conhecem é o segundo encerramento: An Endless Tale pode ser conferida clicando aqui.
"Ah, tá, agora não posso desgostar de Digimon 4?".
Mas é claro que pode! Só que se você não gosta ou não concorda com o desenho, deve apresentar argumentos válidos.
Chamar as Crianças Escolhidas de Power Rangers só porque se transformam é o cúmulo da falta de argumentação.
No decorrer do anime é muito explicado o porque das transformações, a forma como ocorrem e porque Takuya, Kouji, Tomoki (Tommy), Junpei (JP) e Izumi (Zoe) são "escolhidos". Além disso, eles não ganham uma fantasia colorida: eles mudam a própria forma.
Dizer que Digimon perdeu a essência na quarta temporada é um erro grotesco. Isso depende muito do que é a essência de Digimon para cada pessoa mas, num conceito geral, Digimon tende a ser diferente entre as suas temporadas. Sendo assim, todas as séries de Digimon possuem semelhanças entre si, assim como diferenças.
No Japão a série teve ótimos resultados.
Se você gosta de Digimon Frontier, mudou sua opinião com essa matéria ou acha que ainda precisa analisar melhor, não perca a quarta temporada na RedeTv!, estreiando amanhã no programa TvKids!