Por que os Digimons evoluem?

Os Digimons absorvem dados de diversas redes de computadores e lugares digievoluindo com o passar do tempo. Devido ao poder sua aparência muda, tal aparência se diferencia de acordo com a região onde o Digimon cresceu, ou dependendo da região que ele está ligado, como por exemplo o Yukidarumon que nasceu da rede do Círculo Ártico e o Kabuterimon na esfera tropical.

Os níveis existentes na evolução de um digimon são Bebê, Treinamento, Novato, Campeão, Perfeição e Extremo (Mega). Assim que o digimon nasce ele está na etapa Bebê, que como não possui poder de luta, a taxa de mortalidade nesta etapa é muito grande. A etapa Treinamento e Novato são consideradas as etapas de crescimento. Quando amadurecem eles atingem a etapa Campeão, que é a etapa mais estável entre os Digimons. Seu poder é considerado forte, embora alguns tipos de Digimon pareçam fracos se os considerarmos individualmente.

Da forma Campeão eles digievoluem para a Perfeição, um estado que nem todos alcançam. Como no Digimundo (Mundo Digital) grandes batalhas acontecem a todo o momento, os que conseguem sobreviver geralmente são os que obtêm força para digievoluir. No nível Perfeição ele pode atingir o nível Extremo, o qual muito poucos conseguem chegar, já que a maioria morre no nível Perfeição. Uma grande energia é consumida pelo Digimon ao evoluir desta maneira, e se ela não for conservada o corpo pode machucar ou regredir, ou no pior do casos resulta na morte. A origem desta energia são os dados absorvidos na rede, os dados consumidos entram pela boca e são armazenados no corpo.

Além disso, dizem que alguns Digimons absorvem os dados de outros Digimons derrotados e os convertem em energia. Este é o modo comum de digievoluir, porém existem exceções. Mas falarei delas em breve.