Evoluções Excêntricas

       Digievolução Negra
No episódio 16 de Digimon Adventure, episódio em que Greymon digievolui para SkullGreymon, ao final o narrador fala: "Sim, digivolver para uma fase superior foi possível, mas foi uma digievolução errada...". E no episódio 17, quando Mimi encontra o brasão da sinceridade, eles encontram Gennai no deserto. Tai reclama que a digievolução com o brasão não funcionou como deveria. Gennai diz que a digitransformação para SkullGreymon não foi correta.

Mas, diferente do que muitos pensam, a digitransformação negra (que transforma um Digimon vacina em vírus) não é errada! Pois além do fato citado acima, podemos encontrar outros exemplos em que ela ocorreu: Lopmon para Wendimon e Digitamamon para Devitamamon.

A evolução negra ocorre quando existe um acumúlo de energias negativas, como ira, ódio ou tristeza, em certo Digimon. Como é notável nos episódios dos animes, os sentimentos afetam sim na evolução!     
       Mutação
É um tipo de evolução nada comum, que ocorre em circunstâncias muito especiais. Nela um Digimon digievolui para um outro de mesmo nível. Um exemplo disso seria um Digimon em nível Campeão digievoluir para outro em nível Campeão. Os detalhes desta evolução são desconhecidas.
Apesar desta evolução ser chamada de Mutação, ela não tem nenhuma relação com os digimons do tipo mutante.
       Evolução X
Esta evolução ocorre quando existe um acúmulo de informação do Anticorpo X no DigiNúcleo de um Digimon. Nesta evolução o potencial do Digimon é liberado ao máximo, e seu poder supera o da forma anterior. Como resultado o Digimon se transforma em um Digimon X, como exemplo Tokomon do filme Digimon X Evolution, que se tornou Tokomon X.

Também tida como "evolução excêntrica", podemos colocar a Evolução Blast (Blast Mode), porém não existem muitas informações sobre o que leva um digimon a atingir tal nível.