Concurso Digimon: Finalistas Categoria 1 - Bebês

Como prometido, aqui estão os primeiros finalistas do Concurso Digimon (concurso de desenhos de digimons criados). Após pré-selecionarmos alguns digimons para essa categoria, enviamos para nossos 3 jurados convidados.

Cada jurado utilizou seus próprios critérios para escolher os "melhores de cada categoria". E hoje divulgarei os melhores da Categoria 1: Bebês.

Lembrando que não basta que apenas o desenho seja "bonito", é necessário que ele possua traços de um "Digimon".

Dona do site Digimon Database, veja que tipo de avaliação ela utilizou:

Avaliei os desenhos de acordo com cinco critérios:

1) Originalidade - avalio aqui a capacidade de criar algo de completamente novo: se o digimon foi uma simples variação de algum digimon ou animal que já existe, ou se o desenho propõe algo completamente inovador e agradável.

2) Cores/Técnica - avalio as cores, os sombrados, e tudo o que denuncia a ilusão de três dimensões. A qualidade da imagem é importante. Não importa se o desenho é digital ou tradicional.

3) Carisma - avalio aqui se o personagem impõem presença, seja ela agradável ou agressiva. Sua atitude, seu olhar, sua posição... tudo isso contribui para o carisma do personagem.

4) Apresentação - avalio aqui o trabalho final: quando se apresenta um personagem novo, o desenho tem de ser eloquente. O tamanho e qualidade da imagem devem ser generosos e os detalhes devem ser suficientes para esclarecer o olhar da pessoa que nunca viu tal criatura.

5) Adaptação ao tema Digimon - avalio se o personagem possui traços do estilo digimon. Não basta acrescentar "mon" no final para fazer um digimon, certo? =P Aqui eu avalio o estilo do desenho, colocando a pergunta: "essa criatura parece mesmo um digimon?". Se o desenho foi inspirado no estilo punk dos Nightmare Soldiers, por exemplo.

Dei nota de 1 até 10 para cada critério. A nota final de cada desenho corresponde à média aritmética dos cinco critérios.

Então vamos as notas de cada digimon presente nesta categoria:

Originalidade – 7/10
Cores/Técnica – 4/10
Carisma – 7/10
Apresentação – 3/10
Adaptação ao tema Digimon – 7/10

Cálculo: (7+4+7+3+7) : 5
Nota final: 5,6


Originalidade – 7/10
Cores/Técnica – 4/10
Carisma – 7/10
Apresentação – 6/10
Adaptação ao tema Digimon – 9/10

Cálculo: (7+4+7+6+9) : 5
Nota final: 6,6


Originalidade – 5/10
Cores/Técnica – 8/10
Carisma – 7/10
Apresentação – 8/10
Adaptação ao tema Digimon – 4/10

Cálculo: (5+8+7+8+4) : 5
Nota final: 6,4


Originalidade – 6/10
Cores/Técnica – 6/10
Carisma – 5/10
Apresentação – 5/10
Adaptação ao tema Digimon – 5/10

Cálculo: (6+6+5+5+5) : 5
Nota final: 5,4


Originalidade – 7/10
Cores/Técnica – 3/10
Carisma – 6/10
Apresentação – 4/10
Adaptação ao tema Digimon – 7/10

Cálculo: (7+3+6+4+7) : 5
Nota final: 5,4


Resultado da Rayana:
1º lugar: Kikkmon
2º lugar: Gigimon
3º lugar: Nekomon
4º lugar (empatados): Keyomon e Menimon

O segundo jurado convidado a avaliar os digimons foi o dono do site ANMTV (Anime, mangá e TV), Nasdark. O critério utilizado por ele foi a qualidade da imagem: se estava bem desenhado, se tinha algum tipo de efeito, e as cores também influenciaram bastante na sua escolha.

E após uma boa análise nos desenhos enviados, ele optou apenas por 1 dos desenhos desta categoria.

Resultado do Nasdark:
1º lugar: Kikkmon


Nossa terceira jurada já é uma velha conhecida nossa aqui do blog, nossa amiga Lila-chan do grupo Cosplay Voluntário.

Segundo ela, o critério utilizado avaliar os desenhos foi a criatividade, se o digimon se parecia com um "Pokémon" ou outra coisa do tipo, ela elimanava na hora. E o digimon criado tinha que ser vistoso, tinha que se parecer com um personagem, e tinha que ser bonito e bem feito.

Resultado da Lila:
1º lugar: Nekomon
2º lugar: Kikkmon



Com o resultado das análises em mão anuncio agora os dois finalistas que a partir de agora entram para a "votação popular" (na enquete na lateral do blog): Kikkmon (Leonardo Carvalho, 19) e Nekomon (Walanci Perotti, 17).

A votação ficará ativa por um total de 5 dias, após isso divulgaremos os finalistas da Categoria 2: Treinamento, e assim sucessivamente. Boa sorte aos finalistas!
Anônimo 2  

na minha opinião, Kikkmon tem mais cara de digimon, mas Nekomon está muito mais bem feito isso sem falar que as cores combinam muito mais com o personagem que as do Kikkmon

Ray  

Espero que me perdoem se acharem que alguma nota foi injusta... ;_;"

Tentei não dar demasiado valor ao critério do "tecnicamente bem-feito". Não fossem os critérios, acho que os meus votos seriam bem diferentes. =P

Boa sorte, pessoal~!

Unknown  

/\ nunca vi um coment dela O.O


erm.... desculpa ao criador do Kikkmon mas votei no Nekomon

Caio Pereira  

nunca vi um coment dela O.O²

Kikkmon é mais digimon, mas se for julgar pelo trabalho e cores fico com o Nekomon que foi pra quem dei meu voto

Marcelo  

Nekomon ta melhor, eu andei lendo esse post e fiquei pensando... é claro que a qualidade da imagem de um digimon que é feito em programas fica melhor do que o desenhado no papel, mas isso é uma desvantagem injusta, queria saber se essa qualidade se refere a identificação dos acessórios do digimon e coisas do tipo, ou pela nitidez da imagem

Anônimo  

eu acho ´que o que vale mais é o estilo do desenho. Se o principal objetivo é fazer ''um digimon'', então ver se o desenho se parece com um digimon é o que mais conta.

Na minha opinião, a Kikkmon é quem deve ganhar. concerteza seu estilo é muito parecido com digimon.

Votei nela.

Warley ( Souji-Kun)  

Ippo ja que meu desenho n fico entre esses e pelo q vi sei q o meu ficou melhor q alguns e sei que a escolha foi injusta por causa do trabalho que tive e pelo o que ficou o desenho, vc poderia coloca-lo como digimons feito por fã.

Anônimo  

Isto é injusto com os finalistas mais novos eles já são velhos e com certeza desenham melhor acho que deveria se competir por idade pois os mais novos tem menas chances.

Anônimo  

kikkmon pra mim é bem mais um digimon do que nekomon, está tudo bem que nekomon tem uma qualidade melhor, mas o concurso é para o melhor digimon, não pelo desenho mais bem-feito

kauê  

u.u
meu keyomon não foi pra final

Mizu  

Por idade ? Idade não define nada U_U. VCS reclamam demais só pq não estão entre os finalistas.

Digimon - The Chaos Revolt  

^^^^^^

concordo

Walanci  

Olha meu desenho na final :>
Queria agradecer aos jurados, e também queria dizer que o desenho do Leonardo está muito bem feito!
Queria defender a tese de que muitos acham que o Nekomon simplesmente está bem feito, e não está com cara de digimon... Tá bom, agora pra ser digimon tem que ter aqueles olhos no estilo veemon, armadillomon, tailmon, patamon, hawkmon? Tudo bem que essa característica reforça muito a idéia de digimon, mas que animal que tem um rabo listrado e um anzol na sua ponta?
E outra, acho que como um digimon é bebê, suas características são básicas, e sempre haverá alguma coisa que muitas vezes ficará na sua linha evolutiva, no caso o anzol de Nekomon.
Agora o Kikkmon, gostei muito do formato, porém com essa cor fosca o desenho ficou muito plano. Se o Leonardo utilizasse recursos de Degradê, sombreamento, iluminação, com certeza o desenho ficaria mais profissional. (Tudo bem que isso é um concurso, mas tá valendo! xD)
Gostaria de desejar boa sorte para mim é claro, e ao Leonardo também! (Um pouco menos xD)

Anônimo  

eu votei no Kikkmon, porque o desenho não precisa ser tãaaaaao perfeitinho, tem que ter é imaginação pra parecer um digimon e o Kikkmon também é bonitinho e as cores combinam com o desenho

Terriermon  

Aproveito para avisar a Rayana que já há produtos de Digimon Data Squad à venda em Portugal! No Toys "R" Us!

E são baratíssimos:
4,99€ - Principiante -> Campeão
6,99€ - Principiante -> MegaCampeão
7,99€ - Digivice iC

Ainda só há o iC, o Agumon, o Gaomon e o Falcomon. O resto deve vir até ao Natal, bem como o HiperCampeão.

Mais informações no fórum Digimonat!

Unknown  

Meu GreenBotamon nem foi pra semi, mas tudo bem, eu to apostando mesmo em Armmon e Boldmon.
Voto no Nekomon, embora os dois sejam muito bons!

Anônimo  

Vlw Walanci seu desenho é um grande oponente pro meu na final, o kikkmon foi feito no paint...tipo num seu se na hora eu salvei como jpeg perdeu um poko de qualidade but...apartir do pukkamon da categoria 3 a imagem tah bem melhor...todos somos vencedores!!!
kikkmon é apenas o começo...

Anônimo  

eu faço melhor que esssas bostas! aguardem meus digimons!

Anônimo  

Nossa que rapaizinho confiante...quem muito fala pouco faz hein...hehehe
acho qué é soh papo!

Anônimo  

Zé Pedágio

Anônimo  

Stefany Digimon disse...
qem ér Zé Pedagio?